PROFESSORES

segunda-feira, 30 de maio de 2011

NOSSA ESCOLA SUSTENTÁVEL

Atividades elaboradas pela COM-VIDAS e equipe coordenadora do projeto Educação ambiental e escola sustentável da EEEFM REGINA COELI SOUZA SILVA

EEEFM REGINA COELI SOUZA SILVA

Endereço: Av. Rio Solimões, Q. 119, S/N, Conjunto PAAR,

Bairro Coqueiro, Ananindeua – PA CEP: 67.045.000

FONE: (91) 3273-5281

E-MAIL: escolareginacoeli@seduc.pa.gov.br


PROJETO NOSSA ESCOLA SUSTENTÁVEL


APRESENTAÇÃO:

Nossa Escola Sustentável é produto do interesse de uma equipe de professores, gestores e estudantes da Escola Regina Coeli, que participam do processo Formativo Escolas Sustentáveis e Com-Vida, oferecido pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, promovido pelo Ministério da Educação – MEC.

O curso tem como objetivo, propor transformações significativas na escola, rumo à escola de nossos sonhos “a escola sustentável”, aquela que, educa para a formação de sujeitos críticos e transformadores, implantando a Educação Ambiental de forma articulada, envolvendo os sujeitos da escola, para enfim, resignificar o conceito de educação através da educação ambiental.


JUSTIFICATIVA:

Estamos vivendo em plena Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável no período de 2005 a 2014. A escola tem um grande poder de concentração de jovens vulneráveis às mídias e a conceitos e práticas nem sempre saudáveis. Não podendo passar pelo tempo sem fazer a hora, a escola pode construir sua história.

Na escola temos um sonho: formar e ser formado cidadãos e cidadãs capazes de se inquietar, questionar, reagir, provocar mudanças, apresentar propostas e agir.

A Escola Sustentável é uma resposta para o planeta que nos pede soluções para garantir sua sobrevivência.

Que desenvolvimento se pode querer, se coisas mais simples como acondicionar o lixo não fazemos? Que educação temos, se os estudantes recebem apenas informações repetidas ?

A Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável possui em sua essência uma idéia simples com implicações complexas, pois, após vivermos durante séculos sem nos preocupar com o esgotamento dos recursos naturais do planeta, temos que aprender, agora, a viver de forma sustentável.

O grande desafio é estimular mudanças de atitude e comportamento nas populações, uma vez que as capacidades intelectuais, morais e culturais do homem nos impõem responsabilidades para com outros seres vivos e para com a natureza como um todo.

A Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável incorpora dois segmentos fundamentais dentro do perfil transversal, quais sejam a educação ambiental e a educação científica.

A “Nossa Escola Sustentável” materializa a educação ambiental no chão da escola, fortalece o protagonismo juvenil através da Com-Vida, e por fim, escola assumirá sua responsabilidade socioambiental para a promoção da qualidade de vida da comunidade escolar e seu entorno.

A escola assume a intencionalidade pedagógica de ser referência de sustentabilidade socioambiental, como espaço que mantém relação equilibrada com o ambiente e reduz impacto, com o desenvolvimento de tecnologias apropriadas, de modo a expandir conhecimentos sobre a qualidade de vida, para as gerações presentes e futuras”. PEREIRA, p.5, 2010

É com essa intencionalidade que a equipe da Escola Regina Coeli, fortalece sua proposta de mudanças significativas no ambiente escolar para a promoção da qualidade de vida.

OBJETIVO:

Tornar a Escola Regina Coeli uma escola sustentável e construir a Agenda 21 da escola.

GESTÃO DA NOSSA ESCOLA SUSTENTÁVEL: A gestão das ações de sustentabilidade ambiental na escola ficará com sob a responsabilidade da Com-Vida.

AÇÕES:

1 – HORTA ORGÂNICA ESCOLAR.

Ação que está sendo implementada através do programa Mais Educação, a horta produz couve, alface, manjericão, chicória, cariru, coentro, cebolinha, quiabo. Macaxeira, pepino, abacaxi.

Temos também canteiros de plantas medicinais.

2 – COLETA SELETIVA.

Após a pegada ecológica da escola, que foi realizada com a coleta seletiva do lixo, verificamos que devemos diminuir nossa pegada ecológica implantando a COLETA SELETIVA na escola. Através de parceria com catadores daremos um destino adequado para os resíduos sólidos, também através de processos educativos, sensibilizaremos para o consumo sustentável provocando a diminuição de produtos embalados e produtos descartáveis.

3 – CASA VERDE COM TELHADO VERDE

A Casa Verde é uma ação de edificação de um espaço para Educação Ambiental na escola, onde faremos reuniões, oficinas e outros. Será o espaço para as atividades da Com-Vida, que lá pode guardar seus acervos.

A Casa Verde será construída com garrafas pet, coletadas na comunidade e terá um TELHADO VERDE.

Medidas: sala medindo 8,00m x 6,00m = 48m²

Cronograma, Recurso Financeiro e Recurso Humano


AÇÃO

PRAZO

FONTE

RECURSO HUMANO

01

HORTA ORGÃNICA

Em execução

Mais Educação

Escola Sustentável

Coordenadora – Arlete, Roseane + 4 integrantes da Com-vida.

02

COLETA SELETIVA

Junho a agosto 2011

PDDE, Escola Sustentável

Coordenadora – Socorro Lopes, José Buda + 4 integrantes da Com-vida.

03

CASA TELHADO/VERDE

Junho a Dezembro

Ensino Médio Inovador,

Escola Sustentável

Coordenação Nonato Bandeira, José Buda, Arlete, Luzia Formigosa, Socorro Lopes + 6 integrantes da Com-vida.

Material para a casa verde:

1200 garrafas PET para as paredes

120 garrafas para os sofás

200 garrafas para as cadeiras

500 garrafas para o telhado

Caixa d’água

Tubos para hidráulica

20 m de fios para instalação elétrica

4 Lâmpadas fluorescentes

10 esteios de 5m de madeira Angelim Pedra

3 sacos de cimento, 2m areia

Telhado Verde:

2 m³ de terra preta

48m² de lona plástica

48m² de grama

28 m de calha para captura da água da chuva


METODOLOGIA

HORTA ESCOLAR

1º Passo: Aquisição de terra preta, varas de tubo 20 polegadas, ferro 5.2, garrafas pet, sementes.

2º Passo: Reunião com os monitores e estudantes do Mais Educação, Professores envolvidos no projeto, parceria com técnicos da EMATER para orientações de como preparar a terra e plantar as sementes.

3º Passo: Construção dos canteiros, preparo da terra e plantio das sementes.

COLETA SELETIVA:

1º Passo: Pegada Ecológica da Escola em relação à produção de resíduos sólidos. Objetivo de sensibilizar a todos sobre a quantidade de lixo produzido.

2º Passo: Buscar parceria com catadores para destinação adequada dos resíduos.

3º Passo: Buscar doações de camburões, identificá-los nas cores da coleta seletiva.

4º Passo: Adquirir baldes de tamanho pequeno pintá-los nas cores da coleta seletiva. Esses baldes serão para as salas de aula.

5º Passo: Preparar revista com orientações sobre resíduos sólidos e coleta seletiva.

6º Passo: Lançar a ação para a escola.


CASA VERDE COM TELHADO VERDE:

1º Passo: Campanha de arrecadação de garrafa pet.

2º Passo: Aquisição do material complementar para a construção da casa.

3º Passo: Preparação de uma equipe para auxiliar na construção

4º Passo: Etapa de construção: buscar parceria na comunidade com artesãos, pedreiros e iniciar a construção.

5º Passo: Construção do telhado verde de acordo com as orientações da ecotécnica contida no livro do curso Escolas Sustentáveis e Com-Vida.

6º Passo: Inauguração da casa


RESULTADOS ESPERADOS:

Horta Escolar ampliada, com produção de hortaliças para enriquecimento nutricional da merenda escolar,

Coleta Seletiva com destino adequado do lixo e reaproveitamento dos resíduos orgânicos para a compostagem.

Casa Verde com Telhado Verde , construída para ser utilizada como espaço da Com-vida.

Comunidade da Escola Regina Coeli com qualidade de vida e mais feliz.

EQUIPE NOSSA ESCOLA SUSTENTÁVEL:

  1. RAIMUNDO NONATO BANDEIRA – nonato.bandeira@gmail.com

  2. JOSÉ CONFÚCIO BUDA – jos_buda@yahoo.com.br

  3. MARIA LUZIA FORMIGOSA – mluformigosa@yahoo.com.br

  4. MARIA ARLETE – arletecarvalho_10@hotmail.com

  5. MARIA DO SOCORRO LOPES - profasocorrolopes@gmail.com

  6. RODRIGO MIRANDA – rodrigo_oliveirademiranda@yahoo.com.br

  7. COM-VIDA





PROCESSO FORMATIVO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESCOLAS SUSTENTÁVEIS E COM-VIDA


MEMORIAL DESCRITIVO DA PLANTA BAIXA 01 – ESCOLA REGINA COELI ANANINDEUA/PA

Junto à Direção da Escola Regina Coeli, tivemos acesso à planta baixa da escola.

Em reunião com os cursistas da escola, integrantes da Com-Vida e apoio do coletivo de Facilitadores de Educação Ambiental do Pará-CFEA, os quais são, estudantes universitários do curso de Engenharia Elétrica dos PET da UFPA. Decidimos redesenhar a planta na sua forma original.

A planta apresenta a área do terreno da escola medindo 8.347,71 m².

O sol nasce na direção da entrada da escola, os ventos pela manhã sopram na direção da

Á tarde a escola é muito quente, principalmente nas salas de aula e laboratório multidisciplinar.

A diretoria, sala dos professores, secretaria e sala de educação especial, são ambientes muito fechado sem ventilação e luminosidade natural.

As salas de aula apresentam ventiladores, que são ligados todos ao mesmo tempo, assim como as lâmpadas.

Temos uma boa área de circulação, quadra de esporte e arena não coberta, os estudantes fazem educação física no sol.

A escola apresenta área de banheiro para meninos e meninas.

No entorno da escola temos alguns serviços como: feira livre, taberna, Maternidade, Posto de Saúde, Delegacia, Escola, Conselho comunitário, Serigrafia, Artes Gráficas, Lan house.

ECOTÉCNICAS:

A Planta Baixa nº 02 apresenta como inovação, a proposta de fortalecimento da Horta, a coleta seletiva, onde os pontos de coleta ficarão no corredor central. E a CASA VERDE COM TELHADO VERDE.

A casa verde com telhado verde ficará na parte da frente da escola em uma área onde faremos paisagismo com jardinagem.

Referências:

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Formando Com-Vida Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola: construindo Agenda 21 na Escola. Brasília: MEC, Coordenação Geral de Educação Ambiental, 2004

PEREIRA, D. M. Processo Formativo em Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e Com-Vida: Tecnologias Ambientais. Universidade Federal de Ouro Preto, 2010.

UNESCO – Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável 2005 a 2014 -www.unesco.org.br


PROCESSO FORMATIVO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESCOLAS SUSTENTÁVEIS E COM-VIDA


MEMORIAL DESCRITIVO DA PLANTA BAIXA 01 – ESCOLA REGINA COELI ANANINDEUA/PA


Junto à Direção da Escola Regina Coeli, tivemos acesso à planta baixa da escola.

Em reunião com os cursistas da escola, integrantes da Com-Vida e apoio do coletivo de Facilitadores de Educação Ambiental do Pará-CFEA, os quais são, estudantes universitários do curso de Engenharia Elétrica dos PET da UFPA. Decidimos redesenhar a planta na sua forma original.

A planta apresenta a área do terreno da escola medindo 8.347,71 m².

O sol nasce na direção da entrada da escola, os ventos pela manhã sopram na direção da

Á tarde a escola é muito quente, principalmente nas salas de aula e laboratório multidisciplinar.

A diretoria, sala dos professores, secretaria e sala de educação especial, são ambientes muito fechado sem ventilação e luminosidade natural.

As salas de aula apresentam ventiladores, que são ligados todos ao mesmo tempo, assim como as lâmpadas.

Temos uma boa área de circulação, quadra de esporte e arena não coberta, os estudantes fazem educação física no sol.

A escola apresenta área de banheiro para meninos e meninas.

No entorno da escola temos alguns serviços como: feira livre, taberna, Maternidade, Posto de Saúde, Delegacia, Escola, Conselho comunitário, Serigrafia, Artes Gráficas, Lan house.

ECOTÉCNICAS:

A Planta Baixa nº 02 apresenta como inovação, a proposta de fortalecimento da Horta, a coleta seletiva, onde os pontos de coleta ficarão no corredor central. E a CASA VERDE COM TELHADO VERDE.

A casa verde com telhado verde ficará na parte da frente da escola em uma área onde faremos paisagismo com jardinagem.


PROCESSO FORMATIVO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESCOLAS SUSTENTÁVEIS E COM-VIDA


MEMORIAL DESCRITIVO DA PLANTA BAIXA 01 – ESCOLA REGINA COELI ANANINDEUA/PA


Junto à Direção da Escola Regina Coeli, tivemos acesso à planta baixa da escola.

Em reunião com os cursistas da escola, integrantes da Com-Vida e apoio do coletivo de Facilitadores de Educação Ambiental do Pará-CFEA, os quais são, estudantes universitários do curso de Engenharia Elétrica dos PET da UFPA. Decidimos redesenhar a planta na sua forma original.

A planta apresenta a área do terreno da escola medindo 8.347,71 m².

O sol nasce na direção da entrada da escola, os ventos pela manhã sopram na direção da

Á tarde a escola é muito quente, principalmente nas salas de aula e laboratório multidisciplinar.

A diretoria, sala dos professores, secretaria e sala de educação especial, são ambientes muito fechado sem ventilação e luminosidade natural.

As salas de aula apresentam ventiladores, que são ligados todos ao mesmo tempo, assim como as lâmpadas.

Temos uma boa área de circulação, quadra de esporte e arena não coberta, os estudantes fazem educação física no sol.

A escola apresenta área de banheiro para meninos e meninas.

No entorno da escola temos alguns serviços como: feira livre, taberna, Maternidade, Posto de Saúde, Delegacia, Escola, Conselho comunitário, Serigrafia, Artes Gráficas, Lan house.

ECOTÉCNICAS:

A Planta Baixa nº 02 apresenta como inovação, a proposta de fortalecimento da Horta, a coleta seletiva, onde os pontos de coleta ficarão no corredor central. E a CASA VERDE COM TELHADO VERDE.


A casa verde com telhado verde ficará na parte da frente da escola em uma área onde faremos paisagismo com jardinagem.


PROCESSO FORMATIVO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESCOLAS SUSTENTÁVEIS E COM-VIDA

MEMORIAL DESCRITIVO DA PLANTA BAIXA 01 – ESCOLA REGINA COELI ANANINDEUA/PA


Junto à Direção da Escola Regina Coeli, tivemos acesso à planta baixa da escola.

Em reunião com os cursistas da escola, integrantes da Com-Vida e apoio do coletivo de Facilitadores de Educação Ambiental do Pará-CFEA, os quais são, estudantes universitários do curso de Engenharia Elétrica dos PET da UFPA. Decidimos redesenhar a planta na sua forma original.

A planta apresenta a área do terreno da escola medindo 8.347,71 m².

O sol nasce na direção da entrada da escola, os ventos pela manhã sopram na direção da

Á tarde a escola é muito quente, principalmente nas salas de aula e laboratório multidisciplinar.

A diretoria, sala dos professores, secretaria e sala de educação especial, são ambientes muito fechado sem ventilação e luminosidade natural.

As salas de aula apresentam ventiladores, que são ligados todos ao mesmo tempo, assim como as lâmpadas.

Temos uma boa área de circulação, quadra de esporte e arena não coberta, os estudantes fazem educação física no sol.

A escola apresenta área de banheiro para meninos e meninas.

No entorno da escola temos alguns serviços como: feira livre, taberna, Maternidade, Posto de Saúde, Delegacia, Escola, Conselho comunitário, Serigrafia, Artes Gráficas, Lan house.


ECOTÉCNICAS:

A Planta Baixa nº 02 apresenta como inovação, a proposta de fortalecimento da Horta, a coleta seletiva, onde os pontos de coleta ficarão no corredor central. E a CASA VERDE COM TELHADO VERDE.

A casa verde com telhado verde ficará na parte da frente da escola em uma área onde faremos paisagismo com jardinagem.






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ESCOLA INCLUSIVA E QUE RESPEITA A DIVERSIDADE.