EEEFM REGINA COELI SOUZA SILVA
Endereço: Av. Rio Solimões, Q. 119, S/N, Conjunto PAAR,
Bairro Coqueiro, Ananindeua – PA CEP: 67.045.000
FONE: (91) 3273-5281
E-MAIL: escolareginacoeli@seduc.pa.gov.br
PROJETO NOSSA ESCOLA SUSTENTÁVEL
APRESENTAÇÃO:
Nossa Escola Sustentável é produto do interesse de uma equipe de professores, gestores e estudantes da Escola Regina Coeli, que participam do processo Formativo Escolas Sustentáveis e Com-Vida, oferecido pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, promovido pelo Ministério da Educação – MEC.
O curso tem como objetivo, propor transformações significativas na escola, rumo à escola de nossos sonhos “a escola sustentável”, aquela que, educa para a formação de sujeitos críticos e transformadores, implantando a Educação Ambiental de forma articulada, envolvendo os sujeitos da escola, para enfim, resignificar o conceito de educação através da educação ambiental.
JUSTIFICATIVA:
Estamos vivendo em plena Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável no período de 2005 a 2014. A escola tem um grande poder de concentração de jovens vulneráveis às mídias e a conceitos e práticas nem sempre saudáveis. Não podendo passar pelo tempo sem fazer a hora, a escola pode construir sua história.
Na escola temos um sonho: formar e ser formado cidadãos e cidadãs capazes de se inquietar, questionar, reagir, provocar mudanças, apresentar propostas e agir.
A Escola Sustentável é uma resposta para o planeta que nos pede soluções para garantir sua sobrevivência.
Que desenvolvimento se pode querer, se coisas mais simples como acondicionar o lixo não fazemos? Que educação temos, se os estudantes recebem apenas informações repetidas ?
A Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável possui em sua essência uma idéia simples com implicações complexas, pois, após vivermos durante séculos sem nos preocupar com o esgotamento dos recursos naturais do planeta, temos que aprender, agora, a viver de forma sustentável.
O grande desafio é estimular mudanças de atitude e comportamento nas populações, uma vez que as capacidades intelectuais, morais e culturais do homem nos impõem responsabilidades para com outros seres vivos e para com a natureza como um todo.
A Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável incorpora dois segmentos fundamentais dentro do perfil transversal, quais sejam a educação ambiental e a educação científica.
A “Nossa Escola Sustentável” materializa a educação ambiental no chão da escola, fortalece o protagonismo juvenil através da Com-Vida, e por fim, escola assumirá sua responsabilidade socioambiental para a promoção da qualidade de vida da comunidade escolar e seu entorno.
“A escola assume a intencionalidade pedagógica de ser referência de sustentabilidade socioambiental, como espaço que mantém relação equilibrada com o ambiente e reduz impacto, com o desenvolvimento de tecnologias apropriadas, de modo a expandir conhecimentos sobre a qualidade de vida, para as gerações presentes e futuras”. PEREIRA, p.5, 2010
É com essa intencionalidade que a equipe da Escola Regina Coeli, fortalece sua proposta de mudanças significativas no ambiente escolar para a promoção da qualidade de vida.
OBJETIVO:
Tornar a Escola Regina Coeli uma escola sustentável e construir a Agenda 21 da escola.
GESTÃO DA NOSSA ESCOLA SUSTENTÁVEL: A gestão das ações de sustentabilidade ambiental na escola ficará com sob a responsabilidade da Com-Vida.
AÇÕES:
1 – HORTA ORGÂNICA ESCOLAR.
Ação que está sendo implementada através do programa Mais Educação, a horta produz couve, alface, manjericão, chicória, cariru, coentro, cebolinha, quiabo. Macaxeira, pepino, abacaxi.
Temos também canteiros de plantas medicinais.
2 – COLETA SELETIVA.
Após a pegada ecológica da escola, que foi realizada com a coleta seletiva do lixo, verificamos que devemos diminuir nossa pegada ecológica implantando a COLETA SELETIVA na escola. Através de parceria com catadores daremos um destino adequado para os resíduos sólidos, também através de processos educativos, sensibilizaremos para o consumo sustentável provocando a diminuição de produtos embalados e produtos descartáveis.
3 – CASA VERDE COM TELHADO VERDE
A Casa Verde é uma ação de edificação de um espaço para Educação Ambiental na escola, onde faremos reuniões, oficinas e outros. Será o espaço para as atividades da Com-Vida, que lá pode guardar seus acervos.
A Casa Verde será construída com garrafas pet, coletadas na comunidade e terá um TELHADO VERDE.
Medidas: sala medindo 8,00m x 6,00m = 48m²
Cronograma, Recurso Financeiro e Recurso Humano
Nº | AÇÃO | PRAZO | FONTE | RECURSO HUMANO |
01 | HORTA ORGÃNICA | Em execução | Mais Educação Escola Sustentável | Coordenadora – Arlete, Roseane + 4 integrantes da Com-vida. |
02 | COLETA SELETIVA | Junho a agosto 2011 | PDDE, Escola Sustentável | Coordenadora – Socorro Lopes, José Buda + 4 integrantes da Com-vida. |
03 | CASA TELHADO/VERDE | Junho a Dezembro | Ensino Médio Inovador, Escola Sustentável | Coordenação Nonato Bandeira, José Buda, Arlete, Luzia Formigosa, Socorro Lopes + 6 integrantes da Com-vida. |
Material para a casa verde:
1200 garrafas PET para as paredes
120 garrafas para os sofás
200 garrafas para as cadeiras
500 garrafas para o telhado
Caixa d’água
Tubos para hidráulica
20 m de fios para instalação elétrica
4 Lâmpadas fluorescentes
10 esteios de 5m de madeira Angelim Pedra
3 sacos de cimento, 2m areia
Telhado Verde:
2 m³ de terra preta
48m² de lona plástica
48m² de grama
28 m de calha para captura da água da chuva
METODOLOGIA
HORTA ESCOLAR
1º Passo: Aquisição de terra preta, varas de tubo 20 polegadas, ferro 5.2, garrafas pet, sementes.
2º Passo: Reunião com os monitores e estudantes do Mais Educação, Professores envolvidos no projeto, parceria com técnicos da EMATER para orientações de como preparar a terra e plantar as sementes.
3º Passo: Construção dos canteiros, preparo da terra e plantio das sementes.
COLETA SELETIVA:
1º Passo: Pegada Ecológica da Escola em relação à produção de resíduos sólidos. Objetivo de sensibilizar a todos sobre a quantidade de lixo produzido.
2º Passo: Buscar parceria com catadores para destinação adequada dos resíduos.
3º Passo: Buscar doações de camburões, identificá-los nas cores da coleta seletiva.
4º Passo: Adquirir baldes de tamanho pequeno pintá-los nas cores da coleta seletiva. Esses baldes serão para as salas de aula.
5º Passo: Preparar revista com orientações sobre resíduos sólidos e coleta seletiva.
6º Passo: Lançar a ação para a escola.
CASA VERDE COM TELHADO VERDE:
1º Passo: Campanha de arrecadação de garrafa pet.
2º Passo: Aquisição do material complementar para a construção da casa.
3º Passo: Preparação de uma equipe para auxiliar na construção
4º Passo: Etapa de construção: buscar parceria na comunidade com artesãos, pedreiros e iniciar a construção.
5º Passo: Construção do telhado verde de acordo com as orientações da ecotécnica contida no livro do curso Escolas Sustentáveis e Com-Vida.
6º Passo: Inauguração da casa
RESULTADOS ESPERADOS:
Horta Escolar ampliada, com produção de hortaliças para enriquecimento nutricional da merenda escolar,
Coleta Seletiva com destino adequado do lixo e reaproveitamento dos resíduos orgânicos para a compostagem.
Casa Verde com Telhado Verde , construída para ser utilizada como espaço da Com-vida.
Comunidade da Escola Regina Coeli com qualidade de vida e mais feliz.
EQUIPE NOSSA ESCOLA SUSTENTÁVEL:
RAIMUNDO NONATO BANDEIRA – nonato.bandeira@gmail.com
JOSÉ CONFÚCIO BUDA – jos_buda@yahoo.com.br
MARIA LUZIA FORMIGOSA – mluformigosa@yahoo.com.br
MARIA ARLETE – arletecarvalho_10@hotmail.com
MARIA DO SOCORRO LOPES - profasocorrolopes@gmail.com
RODRIGO MIRANDA – rodrigo_oliveirademiranda@yahoo.com.br
COM-VIDA
PROCESSO FORMATIVO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESCOLAS SUSTENTÁVEIS E COM-VIDA
MEMORIAL DESCRITIVO DA PLANTA BAIXA 01 – ESCOLA REGINA COELI ANANINDEUA/PA
Junto à Direção da Escola Regina Coeli, tivemos acesso à planta baixa da escola.
Em reunião com os cursistas da escola, integrantes da Com-Vida e apoio do coletivo de Facilitadores de Educação Ambiental do Pará-CFEA, os quais são, estudantes universitários do curso de Engenharia Elétrica dos PET da UFPA. Decidimos redesenhar a planta na sua forma original.
A planta apresenta a área do terreno da escola medindo 8.347,71 m².
O sol nasce na direção da entrada da escola, os ventos pela manhã sopram na direção da
Á tarde a escola é muito quente, principalmente nas salas de aula e laboratório multidisciplinar.
A diretoria, sala dos professores, secretaria e sala de educação especial, são ambientes muito fechado sem ventilação e luminosidade natural.
As salas de aula apresentam ventiladores, que são ligados todos ao mesmo tempo, assim como as lâmpadas.
Temos uma boa área de circulação, quadra de esporte e arena não coberta, os estudantes fazem educação física no sol.
A escola apresenta área de banheiro para meninos e meninas.
No entorno da escola temos alguns serviços como: feira livre, taberna, Maternidade, Posto de Saúde, Delegacia, Escola, Conselho comunitário, Serigrafia, Artes Gráficas, Lan house.
ECOTÉCNICAS:
A Planta Baixa nº 02 apresenta como inovação, a proposta de fortalecimento da Horta, a coleta seletiva, onde os pontos de coleta ficarão no corredor central. E a CASA VERDE COM TELHADO VERDE.
A casa verde com telhado verde ficará na parte da frente da escola em uma área onde faremos paisagismo com jardinagem.
Referências:
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Formando Com-Vida Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola: construindo Agenda 21 na Escola. Brasília: MEC, Coordenação Geral de Educação Ambiental, 2004
PEREIRA, D. M. Processo Formativo em Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e Com-Vida: Tecnologias Ambientais. Universidade Federal de Ouro Preto, 2010.
UNESCO – Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável 2005 a 2014 -www.unesco.org.br
PROCESSO FORMATIVO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESCOLAS SUSTENTÁVEIS E COM-VIDA
MEMORIAL DESCRITIVO DA PLANTA BAIXA 01 – ESCOLA REGINA COELI ANANINDEUA/PA
Junto à Direção da Escola Regina Coeli, tivemos acesso à planta baixa da escola.
Em reunião com os cursistas da escola, integrantes da Com-Vida e apoio do coletivo de Facilitadores de Educação Ambiental do Pará-CFEA, os quais são, estudantes universitários do curso de Engenharia Elétrica dos PET da UFPA. Decidimos redesenhar a planta na sua forma original.
A planta apresenta a área do terreno da escola medindo 8.347,71 m².
O sol nasce na direção da entrada da escola, os ventos pela manhã sopram na direção da
Á tarde a escola é muito quente, principalmente nas salas de aula e laboratório multidisciplinar.
A diretoria, sala dos professores, secretaria e sala de educação especial, são ambientes muito fechado sem ventilação e luminosidade natural.
As salas de aula apresentam ventiladores, que são ligados todos ao mesmo tempo, assim como as lâmpadas.
Temos uma boa área de circulação, quadra de esporte e arena não coberta, os estudantes fazem educação física no sol.
A escola apresenta área de banheiro para meninos e meninas.
No entorno da escola temos alguns serviços como: feira livre, taberna, Maternidade, Posto de Saúde, Delegacia, Escola, Conselho comunitário, Serigrafia, Artes Gráficas, Lan house.
ECOTÉCNICAS:
A Planta Baixa nº 02 apresenta como inovação, a proposta de fortalecimento da Horta, a coleta seletiva, onde os pontos de coleta ficarão no corredor central. E a CASA VERDE COM TELHADO VERDE.
A casa verde com telhado verde ficará na parte da frente da escola em uma área onde faremos paisagismo com jardinagem.
PROCESSO FORMATIVO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESCOLAS SUSTENTÁVEIS E COM-VIDA
MEMORIAL DESCRITIVO DA PLANTA BAIXA 01 – ESCOLA REGINA COELI ANANINDEUA/PA
Junto à Direção da Escola Regina Coeli, tivemos acesso à planta baixa da escola.
Em reunião com os cursistas da escola, integrantes da Com-Vida e apoio do coletivo de Facilitadores de Educação Ambiental do Pará-CFEA, os quais são, estudantes universitários do curso de Engenharia Elétrica dos PET da UFPA. Decidimos redesenhar a planta na sua forma original.
A planta apresenta a área do terreno da escola medindo 8.347,71 m².
O sol nasce na direção da entrada da escola, os ventos pela manhã sopram na direção da
Á tarde a escola é muito quente, principalmente nas salas de aula e laboratório multidisciplinar.
A diretoria, sala dos professores, secretaria e sala de educação especial, são ambientes muito fechado sem ventilação e luminosidade natural.
As salas de aula apresentam ventiladores, que são ligados todos ao mesmo tempo, assim como as lâmpadas.
Temos uma boa área de circulação, quadra de esporte e arena não coberta, os estudantes fazem educação física no sol.
A escola apresenta área de banheiro para meninos e meninas.
No entorno da escola temos alguns serviços como: feira livre, taberna, Maternidade, Posto de Saúde, Delegacia, Escola, Conselho comunitário, Serigrafia, Artes Gráficas, Lan house.
ECOTÉCNICAS:
A Planta Baixa nº 02 apresenta como inovação, a proposta de fortalecimento da Horta, a coleta seletiva, onde os pontos de coleta ficarão no corredor central. E a CASA VERDE COM TELHADO VERDE.
A casa verde com telhado verde ficará na parte da frente da escola em uma área onde faremos paisagismo com jardinagem.
PROCESSO FORMATIVO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESCOLAS SUSTENTÁVEIS E COM-VIDA
MEMORIAL DESCRITIVO DA PLANTA BAIXA 01 – ESCOLA REGINA COELI ANANINDEUA/PA
Junto à Direção da Escola Regina Coeli, tivemos acesso à planta baixa da escola.
Em reunião com os cursistas da escola, integrantes da Com-Vida e apoio do coletivo de Facilitadores de Educação Ambiental do Pará-CFEA, os quais são, estudantes universitários do curso de Engenharia Elétrica dos PET da UFPA. Decidimos redesenhar a planta na sua forma original.
A planta apresenta a área do terreno da escola medindo 8.347,71 m².
O sol nasce na direção da entrada da escola, os ventos pela manhã sopram na direção da
Á tarde a escola é muito quente, principalmente nas salas de aula e laboratório multidisciplinar.
A diretoria, sala dos professores, secretaria e sala de educação especial, são ambientes muito fechado sem ventilação e luminosidade natural.
As salas de aula apresentam ventiladores, que são ligados todos ao mesmo tempo, assim como as lâmpadas.
Temos uma boa área de circulação, quadra de esporte e arena não coberta, os estudantes fazem educação física no sol.
A escola apresenta área de banheiro para meninos e meninas.
No entorno da escola temos alguns serviços como: feira livre, taberna, Maternidade, Posto de Saúde, Delegacia, Escola, Conselho comunitário, Serigrafia, Artes Gráficas, Lan house.
ECOTÉCNICAS:
A Planta Baixa nº 02 apresenta como inovação, a proposta de fortalecimento da Horta, a coleta seletiva, onde os pontos de coleta ficarão no corredor central. E a CASA VERDE COM TELHADO VERDE.
A casa verde com telhado verde ficará na parte da frente da escola em uma área onde faremos paisagismo com jardinagem.
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ESCOLA INCLUSIVA E QUE RESPEITA A DIVERSIDADE.